Categorias
Heitor Freire

E a Fênix Renasceu…

Conta uma lenda antiga que havia uma ave chamada fênix, que vivia durante 500 anos. Ao findar esse período, ela se recolhia no alto de uma montanha e se cobria com suas asas, quando se dava um incêndio provocado por sua vontade, e ela era inteiramente consumida. Logo após quando as cinzas se esfriavam, ela, majestosa, renascia de suas próprias cinzas para um novo período de vida. E assim sucessivamente.
A fênix é uma ave da mitologia grega. Outra característica dela é sua força física que a permite transportar cargas muito pesadas como o peso de um elefante.
Quando a ave sentia a morte se aproximar, construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fênix, que colocava piedosamente os restos de sua progenitora num ovo de mirra e voava com ele à cidade egípcia de Heliópolis, onde os colocava no Altar do Sol.
A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade, como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca tem fim.
Para os gregos, a fênix por vezes estava ligada ao deus Hermes e era representada em muitos templos. Há uma analogia da fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
Na China antiga a fênix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas: roxo, azul, vermelho, branco e dourado.
Pois bem, aqui em Campo Grande, nós testemunhamos um fato semelhante ao renascimento da fênix: no sábado, dia 6 último, a diretoria do Jockey Club esteve reunida sob a presidência de Jamil Name, elegendo os presidentes do Conselho Fiscal, Abdalla Jallad, do Conselho Deliberativo,  Antônio Simão Abrão,  e da Comissão de Corridas,  Mário José Xavier – cumprindo, assim, o compromisso assumido por ocasião da sua eleição.
Com apenas 30 dias da eleição, ocorrida no dia 8 de julho deste ano, já se vê  um resultado efetivo de trabalho, com uma programação de eventos e também, muito importante, as obras físicas no local em ritmo acelerado, para poder permitir a realização das corridas e dos demais acontecimentos previstos.
Foi também divulgada a programação das corridas que serão realizadas no dia 26 de agosto, em comemoração ao aniversário da nossa cidade. Será homenageado Antônio Simão Abrão, turfista desde os 15 anos e hoje com 80. Haverá também o Grande Prêmio João Elias Zahran, inovando assim com as homenagens a pessoas vivas.
Ainda ocorrerão três grandes prêmios, que homenagearão os turfistas que fazem parte da história do turfe sul-mato-grossense:  dr. Paulo  Coelho Machado, Roberto Perez e Valério Carlos da Costa.
Para abrilhantar o evento está prevista a participação de seis dos melhores jóqueis em atuação atualmente: Altair Domingos – hoje atuando na Argentina –, Luís Duarte – ganhador de várias estatísticas como melhor jóquei de São Paulo –, e ainda Valdomiro Blandi, José Aparecido, Zeferino M. Rosa e L. Chimenes. A movimentação está intensa, pois prepara-se um churrasco que será servido à população na esplanada do Jockey Club.
Dessa maneira, como a fênix, o nosso Jockey Club retoma suas atividades a pleno vapor, proporcionando a nossa população mais uma opção de lazer. Como já está claramente programado, agora é continuar com o  trabalho que já começou, resgatando esta entidade basilar de nossa cidade, contribuindo assim para um maior incremento de suas atividades, contando com essa plêiade de homens dedicados, conscientes, que já se colocaram à disposição, porque o trabalho será árduo, muito árduo.
O sentido fundamental do trabalho não é aquilo por que lutamos para viver, mas o que fazemos com nossas vidas. A equipe liderada por Jamil Name, sentindo claramente a sua liderança e dedicação ao trabalho uniu-se em seu entorno e todos juntos estão desenvolvendo uma relação lastreada na amizade. Não na amizade baseada no conhecimento superficial, no interesse imediato,  mas aquela amizade genuína e perfeita cujos exemplos são tão extremamente raros que se tornam memoráveis por sua singularidade, como dizia Marco Túlio Cícero (106-43 a.C) em sua  consideração sobre a amizade: “…Apenas dessa espécie se pode verdadeiramente dizer que exalta as alegrias da prosperidade, e mitiga as tristezas da adversidade, por meio da generosa participação de ambos; de fato, uma das mais destacadas entre as muitas tarefas importantes dessa conexão é exercida no dia da aflição, dispersando o desalento que anuvia a mente, alimentando a esperança de tempos mais felizes, evitando que o espírito deprimido mergulhe num estado de fraqueza e vil desânimo. Quem está de posse de um verdadeiro amigo vê a exata contraparte da própria alma”.
“(…) Se este benevolente princípio, o da amizade, que une assim, intimamente, duas ou mais pessoas no seu âmbito, fosse riscado do coração humano, seria impossível que as famílias e as comunidades públicas sobrevivessem – mesmo os campos jazeriam no abandono e a desolação cobriria a Terra”.
É com essa disposição que a diretoria do Jockey Club está trabalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *