Área restrita



Quem está online

Nós temos 20 visitantes online
compaixão PDF Imprimir E-mail
Escrito por Heitor Freire   
Ter, 14 de Fevereiro de 2012 00:00

Um dos mais significativos sentimentos do ser humano é a compaixão. É algo que flui do íntimo do coração e se irradia para todos e para tudo. Passa a impregnar o todo do ser compassivo. Representa a solidariedade em sua mais elevada manifestação. É uma disposição ativa que traz apoio na aflição. A sua semente está plantada na natureza interior do ser humano.
E quando esse sentimento se manifesta num homem público, atinge um patamar mais alto, porque pela sua ação natural ela se desenvolve com o seu exemplo e envolve a todos os que são abrangidos pela sua atividade.

A compaixão e a finalidade de criar uma sociedade mais justa, com a inclusão de cidadãos menos favorecidos, inspiraram a criação de uma instituição que muito honra a nossa cidade: o Instituto Luther King. A sua estratégia de trabalho é estabelecida em 8 passos: sonhar, partilhar, reunir, planejar, legalizar, articular, executar e avaliar. E se a estratégia está muito bem estabelecida, é muito melhor executada.
O resultado se mede pelas suas realizações concretas: O número de alunos aprovados nas mais diversas universidades e faculdades do nosso estado. Nos últimos 3 anos, cerca de 200 alunos preparados pelo Instituto conquistaram essa vitória. Mas a campeã absoluta em aprovações no vestibular é Walkíria Aparecida Benites, que em 2010, passou para pedagogia na UNAES e no IESF. Em 2011, foi aprovada em ciências biológicas na Estácio de Sá, na UCDB e na UFGD e em fisioterapia e educação física no IESF. Detalhe que enaltece e engrandece a conquista da Walkíria: ela é gari.
Entre os valores que o Instituto considera indispensáveis ao aprimoramento da personalidade estão a auto-estima e a solidariedade, firmando a consciência de integração e igualdade de membros de todas as classes sociais, eliminando o preconceito e abrindo portas para as minorias sociais.
Uma obra dessa natureza, naturalmente tem um homem da estatura moral e da estirpe de Aleixo Paraguassu Netto como seu idealizador, inspirador e executor. Imbuído desse ideal maior, conseguiu sensibilizar e conquistar muitas outras pessoas que se uniram a ele para viabilizar e executar essa obra, tornando-se motivo de justo orgulho de todos os cidadãos de Campo Grande.
O doutor Paraguassu com a simplicidade que caracteriza a sua personalidade, é o grande líder e impulsionador das conquistas do Instituto Luther King. Segundo Aristóteles, a virtude decorre de duas espécies, a intelectual e moral. A primeira é gerada e cresce graças ao ensino – por isso requer experiência e tempo. Já a virtude moral é adquirida em resultado do hábito. Aí é que se encaixa com perfeição o exemplo do dr. Paraguassu. Parabéns doutor! Saiba que a sua obra se perpetuará na consciência de todos. A maior herança que uma pessoa pode deixar é essa: a confirmação de um trabalho voltado para o aperfeiçoamento constante do ser humano.

Última atualização em Seg, 08 de Outubro de 2012 20:50
 
Faixa de Pedestre PDF Imprimir E-mail
Escrito por Heitor Freire   
Sex, 17 de Fevereiro de 2012 00:00

O crescimento da nossa cidade a olhos vistos se constata também pelo aumento considerável de veículos automotores. Campo Grande é uma das cidades brasileiras que tem o maior percentual de automóveis em relação ao número de habitantes. Essa situação vai causando uma série de transtornos que estão até recebendo atenção das nossas autoridades. Embora ainda tenha havido pouco resultado prático.

Veja-se por exemplo a questão da faixa de pedestre. O uso desse espaço para circulação privativa não tem sido entendido pelos pedestres, que estão fazendo seu uso de forma arbitrária e inconseqüente. Os motoristas devem observar a faixa, em locais onde não haja semáforos – quando a preferência é dos pedestres –, pois quando existem estes a preferência no deslocamento já é sinalizada.  

A campanha que já se divulgou não atingiu o seu objetivo maior – conscientização da população – que para isso, deveria massificar de forma bastante expositiva o tema. Isso se observa pela maneira displicente com que a maioria dos pedestres se conduz; cruzam as faixas, mesmo nas orientadas por semáforos de forma totalmente irresponsável, como se se estivesse estabelecendo um confronto entre  motoristas e pedestres e agora estes se sentissem protegidos. É inadiável uma conscientização clara e didática para uma aplicação inteligente desta cultura de primeiro mundo que agora também pode ser nossa.

 

Última atualização em Seg, 08 de Outubro de 2012 20:51
 
Muito Com Pouco PDF Imprimir E-mail
Escrito por Heitor Freire   
Seg, 20 de Fevereiro de 2012 00:00

A vida como grande e verdadeira mestra da evolução nos ensina sabiamente a encontrar meios para que a nossa sustentabilidade e subsistência sejam supridas de forma suficiente com o indispensável, deixando de lado o supérfluo.
Assim os empresários modernos, que são constantemente bombardeados com tantas exigências e impostos estratosféricos, buscam com criatividade encontrar meios para fazer muito com pouco, que é hoje uma prática indispensável para quem quer progredir verdadeiramente. Essa situação implica no aprimoramento da inteligência.

E agora, nós, articulistas do Correio do Estado, nos vemos nessa contingência, ante o novo ordenamento gráfico do jornal. Não é fácil escrever um artigo com começo, meio e fim, com apenas 1404 toques. É um desafio estimulante e ao mesmo tempo gratificante, porque estou aprendendo a sintetizar melhor meu pensamento nesse espaço.
O jornal passou a valorizar o espaço disponível, utilizando com discernimento cada centímetro de coluna, proporcionando aos leitores uma leitura mais leve, agradável e concisa, alcançando com melhor proveito o seu objetivo de levar informação precisa e opinião consistente. Isso me proporcionou também a oportunidade de sair da zona de conforto, que o costume já me concedia, sacudindo-me da letargia, para melhor.
Faz parte da evolução. E vamos em frente.

 

 

Última atualização em Qua, 10 de Outubro de 2012 00:48
 
<< Início < Anterior 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 Próximo > Fim >>

Página 97 de 103

Redes sociais

Facebook 
Hjemmeside Wildberry Telefoni Internet