Categorias
Heitor Freire

Gente que faz

Campo Grande é uma cidade construída por gigantes. Gigantes na política, na sociedade, no comércio, na indústria, enfim, em todos os setores de atividades. Um dos maiores gigantes, sem dúvida nenhuma, é Jorge Elias Zahran – pela sua competência, humanismo e visão empresarial. Este homem construiu um conjunto de obras que não se esgotam unicamente na sua medida em metros quadrados, mas valem principalmente pelo seu conteúdo social e alcance de utilidade, no tempo e no espaço.
No dia 2 de junho último, participei do Arraial da AACC, realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, como voluntário na equipe da cozinha de produção. E ali observando o que representa hoje para a nossa cidade um empreendimento dessa natureza, me veio naturalmente o nome do cidadão que teve a ousadia de construí-lo: Jorge Elias Zahran.
O Jorge é um dos grandes empreendedores da nossa cidade. É autor de obras cuja perenidade já imortalizou o seu nome. Ele é o quarto filho de Elias e Laila Zahran, irmão do Eduardo, do Ueze, do Nagib, do João e da Jeannette – figuras que são referência em nosso estado. O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, lançará nos próximos dias um livro que retrata a vida de Eduardo Elias Zahran, resgatando assim uma dívida de gratidão da nossa cidade e do nosso estado, com esse grande cidadão que tanto fez pela nossa região, pelo nosso país e, principalmente, pela nossa cidade.
A família Zahran é constituída de seres especiais. Aí está o Ueze que com muita competência soube consolidar a semente plantada pelo
Eduardo. Contou com a valiosa união e apoio de todos os seus irmãos na construção do Grupo Zahran, constituído hoje pela Copagaz, TV Morena, TV Cidade Branca (Corumbá), TV Centro América (Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta), TV Ponta Porã e Fundação Ueze Zahran.
E o Jorge, como membro típico desse clã, abriu um caminho próprio dentro das entidades de classe do setor da indústria. Fundador da Federação das Indústrias em nosso estado, foi seu primeiro presidente, exercendo diversos mandatos conseguiu deixar um legado que merece o respeito de toda a nossa população.
Jorge construiu a sede própria da Federação, a sede própria do Sebrae (em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas) – de cujo conselho deliberativo foi presidente durante oito anos, o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco e todo o complexo do Sesi numa área com 40 hectares, constando do Clube do Trabalhador, ginásio de esportes, piscina, restaurante e escola de 1º grau que leva o nome de sua mulher, Maria José Castello Zahran. Vale lembrar que ele também incrementou o Senai. Adquiriu ainda a área para construção da colônia de férias em Bonito e uma área urbana com 20.000 metros quadrados na avenida Ricardo Brandão, ao lado da Uniderp..
O Jorge foi secretário de indústria e comércio no último governo Pedrossian, em que eu era titular da comunicação social. Na ocasião, tivemos oportunidade de estreitar nossos laços que já vinham desde a fundação do Sindicato dos Corretores de Imóveis, em 1980. Embora não tenha exercido diretamente a atividade profissional de corretor de imóveis, Jorge é credenciado e sempre esteve ativo e participante em todos os movimentos do Sindicato, votando em todas as eleições. Foi juntamente comigo fundador da Câmara de Valores Imobiliários em 1983.  Sempre tive o privilégio de contar com o seu voto, nas diversas eleições que ocorreram desde a fundação do Sindicato.
Ele sempre se caracterizou pela liberdade que concedia aos seus executivos, confiava e acompanhava o desempenho de cada um. A sua trajetória vitoriosa sempre encontrou em seus assessores um apoio que se consolidava pelo respeito mútuo. É um empresário humano, empreendedor, sempre lembrado pelos seus ex-funcionários pela forma carinhosa e até amorosa com que tratava a todos.
O Jorge é um praticante natural da lei da doação, que é uma das sete leis espirituais do sucesso, apresentadas por Deppak Chopra, em seu livro com esse título. Ele sempre influenciou as pessoas que com ele trabalhavam praticando essa lei: “A intenção por trás dos atos de dar e receber é o elemento mais relevante”. “A abundância tem expressão material, mas o que realmente está em circulação é a consciência”. E nesse quesito o Jorge é um mestre.
Enfim, um gigante.

Campo Grande é uma cidade construída por gigantes. Gigantes na política, na sociedade, no comércio, na indústria, enfim, em todos os setores de atividades. Um dos maiores gigantes, sem dúvida nenhuma, é Jorge Elias Zahran – pela sua competência, humanismo e visão empresarial. Este homem construiu um conjunto de obras que não se esgotam unicamente na sua medida em metros quadrados, mas valem principalmente pelo seu conteúdo social e alcance de utilidade, no tempo e no espaço.  

No dia 2 de junho último, participei do Arraial da AACC, realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, como voluntário na equipe da cozinha de produção. E ali observando o que representa hoje para a nossa cidade um empreendimento dessa natureza, me veio naturalmente o nome do cidadão que teve a ousadia de construí-lo: Jorge Elias Zahran. O Jorge é um dos grandes empreendedores da nossa cidade. É autor de obras cuja perenidade já imortalizou o seu nome. Ele é o quarto filho de Elias e Laila Zahran, irmão do Eduardo, do Ueze, do Nagib, do João e da Jeannette – figuras que são referência em nosso estado.

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, lançará nos próximos dias um livro que retrata a vida de Eduardo Elias Zahran, resgatando assim uma dívida de gratidão da nossa cidade e do nosso estado, com esse grande cidadão que tanto fez pela nossa região, pelo nosso país e, principalmente, pela nossa cidade. A família Zahran é constituída de seres especiais. Aí está o Ueze que com muita competência soube consolidar a semente plantada pelo Eduardo. Contou com a valiosa união e apoio de todos os seus irmãos na construção do Grupo Zahran, constituído hoje pela Copagaz, TV Morena, TV Cidade Branca (Corumbá), TV Centro América (Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta), TV Ponta Porã e Fundação Ueze Zahran. E o Jorge, como membro típico desse clã, abriu um caminho próprio dentro das entidades de classe do setor da indústria.

Fundador da Federação das Indústrias em nosso estado, foi seu primeiro presidente, exercendo diversos mandatos conseguiu deixar um legado que merece o respeito de toda a nossa população.Jorge construiu a sede própria da Federação, a sede própria do Sebrae (em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas) – de cujo conselho deliberativo foi presidente durante oito anos, o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco e todo o complexo do Sesi numa área com 40 hectares, constando do Clube do Trabalhador, ginásio de esportes, piscina, restaurante e escola de 1º grau que leva o nome de sua mulher, Maria José Castello Zahran.

Vale lembrar que ele também incrementou o Senai. Adquiriu ainda a área para construção da colônia de férias em Bonito e uma área urbana com 20.000 metros quadrados na avenida Ricardo Brandão, ao lado da Uniderp.. O Jorge foi secretário de indústria e comércio no último governo Pedrossian, em que eu era titular da comunicação social. Na ocasião, tivemos oportunidade de estreitar nossos laços que já vinham desde a fundação do Sindicato dos Corretores de Imóveis, em 1980. Embora não tenha exercido diretamente a atividade profissional de corretor de imóveis, Jorge é credenciado e sempre esteve ativo e participante em todos os movimentos do Sindicato, votando em todas as eleições. Foi juntamente comigo fundador da Câmara de Valores Imobiliários em 1983.  Sempre tive o privilégio de contar com o seu voto, nas diversas eleições que ocorreram desde a fundação do Sindicato. 

Ele sempre se caracterizou pela liberdade que concedia aos seus executivos, confiava e acompanhava o desempenho de cada um. A sua trajetória vitoriosa sempre encontrou em seus assessores um apoio que se consolidava pelo respeito mútuo. É um empresário humano, empreendedor, sempre lembrado pelos seus ex-funcionários pela forma carinhosa e até amorosa com que tratava a todos.O Jorge é um praticante natural da lei da doação, que é uma das sete leis espirituais do sucesso, apresentadas por Deppak Chopra, em seu livro com esse título.

Ele sempre influenciou as pessoas que com ele trabalhavam praticando essa lei: “A intenção por trás dos atos de dar e receber é o elemento mais relevante”. “A abundância tem expressão material, mas o que realmente está em circulação é a consciência”. E nesse quesito o Jorge é um mestre.

Enfim, um gigante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *