Categorias
Heitor Freire

“Isto Também Passará…”

Para tudo há uma ocasião certa;
há um tempo certo para cada propósito
debaixo do céu:

tempo de nascer e tempo de morrer,
tempo de plantar
e tempo de arrancar o que se plantou,

tempo de matar e tempo de curar,
tempo de derrubar e tempo de construir,

tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de prantear e tempo de dançar (…)

Eclesiastes 3:1-4

A Bíblia Sagrada já nos alertava, desde sempre, sobre as diferentes situações em que nos vemos inseridos em nossas vidas. Situações de pânico, de dor, de sofrimento, de prazer, de realizações, de felicidade, de vitória.

Ao longo da história muitas pandemias assolaram a humanidade. No século 14, a peste bubônica matou centenas de milhões; a gripe espanhola, em 1918, matou mais de 50 milhões. O coronavírus, até agora, segundo as últimas informações, matou em torno de 400 mil pessoas. E está causando um pânico generalizado.

A Covid-19 também passará. Pode demorar, mas passará. É bem verdade que vai deixar um rastro de consequências nefastas, dependendo da maneira com que encararmos esta situação, mas passará.

Nada acontece por acaso. Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Basta olhar de forma imparcial e serena.

A atual pandemia está a nos proporcionar a possibilidade de nos tornarmos seres imperturbáveis, invulneráveis. Basta que se busque a força interior e trabalhemos pela transformação, para que nossa paz e felicidade não dependam do exterior. É o momento de nos voltarmos a Deus, de seguir os ensinamentos de Jesus: “ Pedi e dar-se-vos-à, buscai e achareis; batei e abrir-se-vos à”; “Pai, faça-se a vossa vontade, e não a minha”.

Se pararmos de ver problemas e começarmos a ver oportunidades, poderemos aproveitar parar fazer o nosso crescimento interior.

Como é bom quando começamos a entender o que realmente está acontecendo. De repente um pequeno vírus, invisível aos nossos olhos, transforma, muda, modifica tudo. Os poderosos do mundo também estão perplexos, confusos, desorientados, sem saber onde encontrar apoio para dar curso às suas iniquidades. A arrogância cedeu lugar à perplexidade. Tudo mudou.

Desenvolva a aceitação. “Tudo o que acontece é perfeito, e se existe e acontece é porque tem um propósito”.

Aprendendo a fluir, superando os obstáculos e os desafios, e desenvolvendo a capacidade de adaptação às novas situações e circunstâncias. Agindo com sabedoria em vez de reagir com a incompreensão.

Lembrando sempre que tudo acontece porque tem que acontecer. Nada ou nenhuma emoção é permanente. Como o dia e a noite, há momentos de alegria e momentos de tristeza. Se aceitá-los como parte da dualidade da natureza, aprenderemos que são a própria natureza das coisas.

Estes momentos são de uma significação única, despertando-nos para vibrar na alta frequência do amor, que nos proporcionará clareza de espírito e serenidade, não compartilhando com os outros nossos medos, mas vencendo-os. Vamos compartilhar o otimismo, a fé, a coragem, a vontade de viver, a alegria genuína, vigiando nossas palavras e sentimentos para irradiar confiança e segurança.

A oportunidade que a vida está nos propiciando neste momento deve ser aproveitada para fazer um trabalho interior, consciente, talvez um dos mais importantes desta experiência.

Penso que esse é o caminho.

Heitor Rodrigues Freire – Corretor de imóveis e advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *